Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 18h50

Três homens presos na Noruega e Alemanha planejavam atingir alvos na Noruega

Publicidade

DA REUTERS, EM OSLO

Três homens presos na Noruega e Alemanha na semana passada sob suspeita de planejarem ataques e terem ligação com a Al Qaeda planejavam atingir alvos na Noruega, disseram autoridades policiais nesta segunda-feira.

A polícia norueguesa disse que os três presos na última quinta-feira (8) estavam envolvidos em um plano para organizar ao menos um ataque e eram ligados a indivíduos investigados nos EUA e Reino Unido.

"Acreditamos que eles planejavam um ou vários ataques em solo norueguês", disse a procuradora da polícia Signe Aalling, nesta segunda-feira. Segundo ele, os homens foram acusados de "conspirar para cometer atos terroristas" e a polícia investiga possíveis conexões no exterior.

Perguntado se os homens tinham como alvo algum país além da Noruega, Aaling não quis comentar, mas disse que as substâncias usadas por eles para fabricar um explosivo seriam difíceis de se transportar.

"Bombas baseadas em peróxido de hidrogênio são instáveis", disse ela.

A corte identificou dois dos suspeitos como Mikael Davud e David Jakobsen.

Davud é um cidadão norueguês de 39 anos, nascido em Uighur, local de minoria muçulmana no oeste da China. Jakobsen é um cidadão uzbeque de 31 anos que tem residência permanente na Noruega.

Os advogados dos dois disseram que eles se declararam inocentes.

A corte também prorrogou a prisão dos dois em mais quatro semanas, com as próximas duas sendo em isolamento, sem acesso a jornais ou internet.

O advogado do terceiro homem preso, um iraquiano de 37 anos preso em Duisburg, na Alemanha, disse que seu cliente será extraditado para a Noruega rapidamente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página