Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 21h27

Ex-carcereiro de Ingrid Betancourt pega 27 anos de prisão por tráfico nos EUA

Publicidade

DA EFE

O ex-guerrilheiro colombiano Gerardo Ramírez, conhecido como "César", foi condenado nesta quinta-feira por um tribunal americano a 27 anos de prisão acusado de ajudar no transporte de toneladas de cocaína aos Estados Unidos.

Ramírez foi um dos "carcereiros" da ex-candidata presidencial da Colômbia Ingrid Betancourt, que passou anos como refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). No entanto, o ex-guerrilheiro foi condenado apenas pela acusação de tráfico de drogas.

A advogada de defesa, Carmen Hernández, pediu a pena mínima de 12 anos argumentando que outros membros das Farc receberam penas menores e que Ramírez, ao se declarar culpado, 'economizou muito tempo, energia e dinheiro à corte e aos EUA'.

Em resposta, o advogado da promotoria, Pablo Quiñonez, argumentou que Ramírez comandou 'centenas de pessoas' e que as Farc são 'uma organização perigosa que está envolvida no tráfico de drogas em grande escala'.

O juiz considerou que Ramírez era um dos líderes guerrilheiros e supervisionou a produção e o tráfico de 'toneladas e toneladas de cocaína' durante muitos anos.

O ex-guerrilheiro poderá aproveitar o tempo que já passou na prisão, quando foi detido em julho de 2008 na Colômbia, e somar com o bom comportamento para encurtar a sentença.

O juiz indicou que, uma vez cumprida a pena, Ramírez terá que cooperar com o Escritório de Imigração e Alfândegas americano em um eventual processo de deportação.

O guerrilheiro foi detido na Colômbia em 2008 durante a "Operação Xeque", quando o Exército colombiano libertou Betancourt, um grupo de 11 policiais e militares, e três americanos.

'É uma sentença forte, embora alguns digam que não é o suficiente. Mas é severa para uma pessoa que está com 50 anos de idade, em um país estrangeiro, e que não conhece ninguém e não tem nem um centavo', declarou Hernández.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página