Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2010 - 22h30

Líder de extrema direita é "desconvidado" de festa da Rainha Elizabeth 2ª

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Palácio de Buckingham vetou a participação do líder do partido de extrema direita em uma festa no jardim organizada pela Rainha Elizabeth 2ª para esta quinta-feira. O palácio alegou que Nick Griffin foi convidado, mas teria "descaradamente tentado politizar" o assunto se gabando para a imprensa.

Andy Rain/Efe
Nick Griffin teve entrada barrada em festa nos jardins do Palácio de Buckingham
Nick Griffin teve entrada barrada em festa nos jardins do Palácio de Buckingham

O Partido Nacional Britânico (BNP, na sigla em inglês) defende o fim da imigração, a repatriação voluntária de imigrantes e a saída do Reino Unido da União Europeia, e suas raízes se misturam às dos movimentos da supremacia branca britânicos.

Por ter sido eleito membro do Parlamento Europeu no ano passado, Griffin automaticamente pode participar de uma das três festas no jardim anuais que o Palácio de Buckingham organiza no verão.

A decisão de incluí-lo na lista de convidados causou furor em manifestantes antirracismo e, horas antes de o evento começar, representantes anunciaram que ele já não era mais bem-vindo a participar.

"Nick Griffin, membro do Parlamento Europeu, será proibido de entrar hoje na festa do jardim no Palácio de Buckingham devido ao fato de ele ter usado publicamente seu convite pessoal para fins político partidários por meio da imprensa", disse a porta-voz do palácio.

"Isso aumentou a ameaça de segurança e o potencial desconforto para os muito outros convidados que participarão. A decisão de proibir sua entrada não pretende mostrar nenhum desrespeito ao processo democrático pelo qual o convite foi emitido."

A porta-voz disse que as mesmas regras seriam usadas para qualquer pessoa que tentasse politizar tal convite. Nenhum comentário foi divulgado imediatamente pelo BNP.

A União Contra o Fascismo disse estar encantada com a decisão dos representantes da rainha.

"Essa é uma notícia excelente e recebemos bem o fato de o Palácio de Buckingham ter barrado esse nazista. Nick Griffin não é um político como nenhum outro e não deveria ser tratado como tal"< disse o secretário da entidade, Weyman Bennett.

PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

No ano passado, Griffin decidiu não ir a uma das festas no jardim da rainha como convidado de um político do BNP na Assembleia de Londres em meio às críticas públicas.

Porém, ele pretendia ir ao evento desta quinta-feira e tinha escrito no site de seu partido pedindo sugestões do que poderia dizer à rainha se a encontrasse. "Esse evento mostra quão longe esse partido chegou nos últimos anos, mas eu não estarei no palácio por mim ou por minha família", disse.

"Estarei lá para representar os patriotas que tornaram isso possível. Estarei lá por vocês."

O BNP não tem assentos no Parlamento britânico, mas sua popularidade aumentou nos últimos anos e agora o partido tem alguns políticos regionais.

No ano passado, Griffin e um colega de partido conquistaram vagas no Parlamento Europeu.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página