Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 20h23

Presidente uruguaio se reunirá na quarta-feira com Cristina Kirchner

Publicidade

DA EFE, EM BUENOS AIRES

A presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner, receberá nesta quarta-feira em Buenos Aires a visita do chefe de Estado uruguaio, José Mujica, com quem buscará fechar um acordo para o controle ambiental conjunto do rio Uruguai.

A Presidência argentina informou nesta terça-feira através de seu site que Mujica se reunirá com Cristina na quarta-feira à tarde, na residência presidencial de Olivos, nos arredores de Buenos Aires.

Segundo o comunicado oficial, os dois líderes abordarão "o tema da monitoração conjunta da situação ambiental da fábrica de celulose UPM (ex-Botnia), instalada sobre a margem leste do rio Uruguai", que marca a fronteira entre os dois países.

"Mujica estaria hoje chegando a Buenos Aires", acrescentou a Presidência argentina.

O Tribunal Internacional de Haia estabeleceu em abril que o Uruguai violou o tratado bilateral de administração compartilhada do rio, ao permitir, de forma unilateral, a instalação da papeleira, mas considerou que não está provado que a planta polua, embora tenha pedido aos dois países para fazer controles conjuntos.

Os dois países trocaram nas últimas semanas diversas propostas para delinear um acordo que estabeleça como serão feitos os controles.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página