Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2010 - 21h25

Talebans felicitam a Holanda por retirar seus militares do Afeganistão

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM HAIA

Os talebans felicitaram a Holanda pela retirada de seus militares do Afeganistão, já que sua missão se encerra no próximo domingo, informou o jornal holandês "Volkskrant", que publica nesta quinta-feira uma entrevista com um porta-voz taleban.

"De todo coração, queremos felicitar os cidadãos e o governo da Holanda pela coragem que teve de tomar essa decisão independente", declarou Qari Yusuf Ahmadij, apresentado como o porta-voz dos talebans para o oeste e o sul do Afeganistão.

"Esperamos que os demais países que têm soldados no Afeganistão sigam o exemplo dos holandeses, e retirem suas tropas", acrescenta o porta-voz.

A questão da manutenção ou não no Afeganistão das tropas além da data marcada provocou a queda do governo holandês em 20 de fevereiro passado. Por falta de um acordo dentro da coalizão governamental, a missão não foi renovada, frustrando as expectativas da Otan.

Os trabalhistas (PvdA), que faziam parte da coalizão no governo e se opuseram ao prolongamento da missão militar, "tomaram uma das decisões mais importantes jamais tomadas pelo governo holandês", segundo Qari Yusuf Ahmadij.

"Uma vez mais pedimos aos países europeus que têm militares no Afeganistão que abandonem o país. Essa guerra não é de vocês, e sim dos Estados Unidos, que buscam alcançar seu objetivos imperialistas no mundo e principalmente nesta região", acrescentou.

A missão holandesa, que começou em agosto de 2006, é composta por 1.950 soldados, mobilizados principalmente no Uruzgán, uma província do sul do país, onde os talebans são muito ativos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página