Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 07h47

Atentado a bomba mata quatro policiais e fere outros 30 na Índia

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Rebeldes separatistas acionaram uma mina terrestre nesta sexta-feira que atingiu um ônibus e matou ao menos quatro policiais paramilitares e deixou outros 30 feridos.

O número de vítimas do ataque, realizado no Estado indiano de Assam, reduto de insurgentes, pode aumentar. A agência de notícias Reuters diz que ao menos cinco morreram e outros 41 ficaram feridos.

A explosão ocorreu em uma zona de floresta do distrito de Goalpara, a 130 quilômetros da capital provincial, Guwahati, quando passava o veículo que levava 40 membros da Força Policial da Reserva Central (CRPF).

"Quarenta agentes da CRPF voltavam a seu campo base após um exercício rotineiro de treino quando teve aconteceu a explosão da mina", disse uma fonte policial.

Dois hospitais da zona acolheram os feridos no atentado, que já foi reivindicado pelo grupo separatista Frente Unida para a Libertação de Assam (ULFA, sigla em inglês) --uma das guerrilhas mais ativas do nordeste indiano.

"Provocamos a explosão em um ônibus da CRPF e intensificaremos nossa ofensiva se o governo não deixar imediatamente de matar nossos membros", disse a um canal televisivo local o porta-voz da ULFA, Anu Buragohain.

Este é o segundo ataque importante em uma semana contra as forças da ordem presentes em Assam.

Na última segunda-feira (26), quatro agentes morreram e vários outros ficaram feridos em uma emboscada realizada por guerrilheiros da Frente Nacional Democrática de Bodoland (NDFB) no distrito de Chirang, fronteiriço com o Butão.

O NDFB luta por uma região independente para a minoria étnica bodo desde 1996.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página