Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2010 - 17h51

Supostos membros das Farc são presos no Peru perto da fronteira com Brasil, diz jornal

Publicidade

DA ANSA, EM LIMA

Quatro colombianos foram detidos no Peru perto da fronteira com o Brasil e a Colômbia com suspeitas de integrarem as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou nesta sexta-feira a imprensa local, apesar de as autoridades ainda não terem se pronunciado.

De acordo com as publicações, um helicóptero da polícia partiu a Caballococha, na região de Loreto, divisa com as duas nações, para levar a Iquitos os cidadãos colombianos, encontrados na zona denominada Cushillococha. Os quatro detidos vestiam uniformes militares.

Fontes da Embaixada colombiana em Lima "disseram à Ansa que não tinham nenhuma confirmação oficial sobre o caso e que as únicas informações haviam chegado pelos meios de comunicação.

De acordo com o jornal peruano "El Comercio", a Polícia Nacional Peruana (PNP) identificou os cidadãos como Wagner Rosales Collantes, Adrián Hernán Ardila Farría, Jhon Heider Calderón Castellano e Félix Rubio Acho.

Segundo especialistas, o Peru está entre os países que poderiam abrigar membros da guerrilha por conta das atividades relacionadas com o narcotráfico.

Em maio, a Polícia Federal (PF) brasileira prendeu em Manaus José Samuel Sanchez, o "Tatareto", acusado de pertencer à Comissão de Logística e Finanças da 1ª Frente das Farc, um dos mais importantes destacamentos da guerrilha colombiana. Na época, a PF ainda afirmou que o grupo já chegou a manter bases na Amazônia.

Se confirmadas, as detenções ocorrem ainda no momento em que a Colômbia acusa a Venezuela de abrigar líderes guerrilheiros, o que é repudiado pelas autoridades de Caracas e fez com que Hugo Chávez anunciasse o rompimento das relações diplomáticas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página