Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2010 - 10h38

República Tcheca revela por engano nome de agentes secretos

Publicidade

DA EFE, EM PRAGA

Os serviços de inteligência da República Tcheca divulgaram por engano os nomes de vários agentes secretos em ação, informa nesta segunda-feira o jornal "Mlada Fronta Dnes".

A ideia era publicar a lista de agentes que colaboraram com os serviços secretos na época do comunismo na então Checoslováquia (1948 a 1989). A lista foi elaborada pela inteligência militar e entregue ao instituto para o Estudo de Regimes Totalitários, que a publicou em seu site na internet, am abril passado.

Ninguém se deu conta, explica o jornal, que muitos dos agentes e colaboradores se mantiveram no posto depois de 1989. O erro só foi percebido em junho passado, quando os 380 nomes foram retirados do site da instituição.

O Ministério de Defesa, responsável pelos serviços de espionagem e contraespionagem, afirmou nesta segunda-feira em comunicado que percebe a divulgação como um problema, mas que não há risco para o funcionamento dos serviços de inteligência.

Entre os nomes revelados está o de um diplomata da Embaixada Tcheca na Macedônia e de um antigo encarregado de negócios da missão tcheca em Moscou.

Segundo o jornal, não se sabe ao certo o número de agentes do regime comunista que permaneceu na ativa.

Diversas leis, promulgadas entre 2002 e 2008, permitiram que se conhecesse os nomes dos colaboradores dos órgãos de repressão do regime comunista --publicados pelos ministérios de Interior e Defesa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página