Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2010 - 13h55

EUA anunciam medidas contra empresas para dificultar que Irã burle sanções

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os Estados Unidos anunciaram medidas nesta terça-feira para tornar mais difícil para o Irã burlar as sanções impostas devido ao seu controverso programa nuclear. O governo norte-americano listou 21 empresas em seis países que seriam controladas por Teerã.

EUA dizem ter plano de ataque contra Irã, mas negam intenção de usá-lo
Irã se diz preparado para negociar imediatamente troca de combustível
EUA vão à China pressionar por cumprimento de sanções contra Irã

A legislação dos EUA proíbe que cidadãos americanos façam negócios com o Irã. O governo de Barack Obama relacionou as empresas "para diminuir o risco que essas entidades representam para transações legítimas", segundo a secretaria do Tesouro dos EUA.

As empresas --bancos, firmas mineradores e de outros setores, muitas delas baseadas na Europa e no Japão-- são acusadas de servirem de "fachada" para o governo do Irã.

"Diante do aumento de seu isolamento dos sistemas financeiro e comercial internacional, o governo do Irã manterá seus esforços para fugir das sanções", afirmou o subsecretário do Tesouro, Stuart Levey.

"Esses esforços incluem a utilização de entidades de propriedade do governo no mundo que não são facilmente identificáveis para facilitar transações em apoio a suas atividades ilícitas", acrescentou.

Entre as empresas sancionadas, estão dois bancos na Belarus, duas empresas de investimentos na Alemanha e companhias mineradoras e de engenharia no Japão, Alemanha, Itália e Luxemburgo.

O Conselho de Segurança da ONU adotou, em 9 de junho, uma resolução que reforçou as sanções internacionais contra Teerã, diante das suspeitas de que o país tenha a intenção de construir uma arma nuclear.

A iniciativa foi seguida de rígidas sanções unilaterais dos EUA e da União Europeia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página