Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2010 - 06h16

Primeiro-ministro israelense diz que Líbano é responsável por confronto na fronteira

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, analisa nesta quarta-feira com seu gabinete de segurança o confronto armado registrado terça-feira na fronteira com o Líbano, no qual morreram dois militares libaneses, um israelense e um jornalista.

O chefe do Executivo israelense reuniu no início da manhã em Jerusalém os ministros de seu gabinete e altos funcionários de segurança, informaram fontes oficiais israelenses.

Netanyahu acusou o governo libanês de ser o "responsável direto" pelo enfrentamento entre os respectivos exércitos na fronteira entre os países, e qualificou o incidente como uma "violenta provocação".

"Israel respondeu e seguirá respondendo com vigor contra toda tentativa de violar a calma em sua fronteira norte e de causar danos aos residentes do norte e os soldados que os protegem", assinalou em comunicado seu escritório.

O primeiro-ministro israelense afirmou que considera o fato "extremamente grave" e uma "clara violação" da resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pôs fim à guerra que entre Israel e Líbano em meados de 2006, quando morreram cerca de 1.200 pessoas, em sua maioria civis libaneses.

As duas partes se acusam mutuamente de terem desencadeado as hostilidades na zona fronteiriça na terça-feira.

Beirute acusou Israel de haver cruzado a linha técnica na fronteira e de ter violado sua soberania, enquanto Israel adverte que uma patrulha realizou a poda de uma árvore, atividade que tinha sido coordenado previamente com a Finul - a Força Interina das Nações Unidas no Líbano -, quando foi atacada desde o território libanês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página