Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 07h40

EUA e Vietnã fazem primeiros exercícios navais desde o fim de guerra

Publicidade

DA EFE, EM HANÓI

Estados Unidos e Vietnã começarão nesta quarta-feira os primeiros exercícios navais conjuntos desde o final da guerra, há 37 anos, com participação do porta-aviões George Washington e do destróier americano John S. McCain.

O tenente americano Mike Morley explicou em Danang, cidade portuária do litoral central do Vietnã, que as manobras começarão com simulações bélicas e operações de resgate. As duas forças navais também farão trabalhos de controle de danos e consertos.

Uma comitiva militar vietnamita comandada pelo coronel Vu Dinh Hieu visitou esta manhã o destróier McCain, de cerca de 9.000 toneladas de peso e com uma tripulação de cerca de 300 pessoas, no porto de Danang.

Esta embarcação de guerra americana participou com a Coreia do Sul no final de julho de outras manobras navais no mar do Leste (mar do Japão), destinadas a mostrar à vizinha Coreia do Norte o poderio militar dos aliados.

Os exercícios militares com o Vietnã lembram o 15º aniversário da normalização das relações entre Washington e Hanói, mas também enviam uma mensagem à China em um momento no qual o diálogo bilateral com os Estados Unidos piorou em comparação com o ano passado, segundo analistas.

Para o regime comunista vietnamita, representa um respaldo a sua disputa com Pequim pela soberania sobre as ilhas Paracel e Spratly, no mar da China Meridional.

O porta-aviões George Washington atracou em Danang no último domingo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página