Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 17h56

Ao lado de Bono, presidente russo toma chá em sua casa de verão

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MOSCOU

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, tomou chá ao lado de Bono, astro do grupo de rock irlandês U2, nesta terça-feira. Ao mesmo tempo, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, se confrontava com ursos em uma reserva natural.

Os curiosos encontros, amplamente divulgados na TV estatal, parecem ter como objetivo melhorar o perfil político dos líderes russos que se desgastaram nas últimas semanas durante a crise dos incêndios e a onda de calor no país.

A TV russa mostrou Putin observando um urso pardo em uma reserva natural na região de Kamchatka, no leste, conhecida por sua fauna espetacular e lar de cerca de 19 mil ursos.

Alexey Druzhinyn/Efe
O premiê russo, Vladimir Putin (de pé), visita reserva natural na região de Kamchatka, lar de cerca de 19 mil ursos
O premiê russo, Vladimir Putin (de pé), visita reserva natural na região de Kamchatka, lar de cerca de 19 mil ursos

Usando uma roupa de camuflagem, o primeiro-ministro observava de uma plataforma de madeira um urso comer calmamente um peixe na reserva Yuzhno-Kamchatsky. As últimas vezes em que Putin apareceu em uma foto com tema animal, em abril, ele colocava um localizador em um urso polar e, em outra, derrubava um raro tigre de Amur com um dardo tranquilizante, em 2008, beijando-o, depois, na bochecha.

BONO VOX

Nesse meio tempo, o presidente russo Dmitri Medvedev se encontrava em Sochi com Bono Vox, que foi se apresentar pela primeira vez na Rússia e representar os músicos russos engajados na defesa pela democracia no país.

Mikhail Klimentyev/Efe
O presidente russo, Dmitri Medvedev (à esq.), conversa com o líder da banda U2, Bono Vox, em Sochi, na Rússia
O presidente russo, Dmitri Medvedev (à esq.), conversa com o líder da banda U2, Bono Vox, em Sochi, na Rússia

Dmitri Medvedev, fã declarado de bandas como Pink Floyd e Deep Purple, recebeu em sua residência às margens do Mar Negro, o vocalista e líder do grupo de rock irlandês.

Comprometido desde 2006 em uma campanha de luta contra Aids, tuberculose e malária, Bono conversou, durante um chá, os meios de prevenção da Aids e da poliomielite, relatou a agência russa Ria Novosti.

No entanto, nada foi mencionado na imprensa russa sobre debates no âmbito da democracia e da ecologia.

MANIFESTO

Inúmeros artistas, ambientalistas e defensores dos direitos humanos, incluindo o veterano do rock Yuri Shevchuk, líder do grupo cult DDT, informaram terem escrito ao cantor irlandês, pedindo para que ele "atraísse a atenção de Medvedev" para as ofensas à liberdade na Rússia.

"A censura política se difundiu na esfera da música rock e da ecologia", dizia na carta, disponível no site da rádio Echo de Moscou.

No domingo, a prefeitura de Moscou interditou a organização de um concerto de rock no centro da cidade para defender uma floresta ameaçada. Os artistas tiveram de tocar sem o sistema de som, mas o evento conseguiu ainda reunir cerca de 2.000 pessoas.

Bono chegou no domingo a Moscou para um show da turnê mundial do U2, chamada 360 graus, que inclui uma apresentação nesta quarta-feira no estádio Luzhniki de Moscou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página