Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 23h11

Acidente de avião mata ao menos 42 na China; Embraer envia técnicos ao local

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Embraer enviou uma equipe de técnicos ao local do acidente com a aeronave modelo 190 de sua fabricação, que colidiu e pegou fogo no aeroporto de Yichu, no nordeste da China. A equipe deve auxiliar as autoridades aeronáuticas locais na investigação do ocorrido.

Havia 91 passageiros -- cinco eram crianças-- e cinco tripulantes a bordo. Ainda há divergências sobre o saldo de vítimas. A imprensa local falava em 43 mortos e 53 pessoas hospitalizadas com queimaduras, cortes e ossos quebrados. Porém, nas últimas horas, a TV estatal chinesa reviu o número de mortos para 42.

Veja galeria de imagens do acidente de avião
Em nota, Embraer lamenta 43 mortes em acidente de avião na China
Avião da Embraer sofre acidente na China; saiba mais sobre a aeronave

Li Yong/Reuters/Xinhua
Destroços do avião de passageiros que caiu no aeroporto de Yichun, no nordeste da China, com 96 pessoas
Destroços do avião de passageiros que caiu no aeroporto de Yichun, no nordeste da China, com 96 pessoas

Em uma nota oficial, a Embraer "expressa profundas condolências" e deseja "pronta recuperação aos familiares e amigos de pessoas que perderam a vida ou resultaram feridas no acidente". As ações da companhia caíram 3,9%, para R$ 10,42, em São Paulo.

O vôo 8387 da companhia Henan Airlines decolou às 21h (10h em Brasília) do aeroporto de Harbin, capital da Província de Heilongjiang, no nordeste da China. Pouco mais de uma hora depois, às 22h10, o avião não conseguiu aterrissar, ultrapassou o limite da pista, colidiu, pegou fogo e partiu-se ao meio no aeroporto da cidade de Yichu, seu destino final.

"A equipe do avião contatou a equipe de solo para dizer que podiam ver as luzes de pouso e pediram uma aterrissagem normal", disse Xy Zhaojun, chefe local do Partido Comunista, à agência Xinhua. Mas a imprensa local afirma que o avião enfrentou neblina antes de aterrissar.

De acordo com a agência chinesa Xinhua, que cita um funcionário do governo de Yichun, Hua Jingwei, alguns passageiros foram lançados para fora da cabine depois da aterrissagem.

Um homem que sobreviveu ao acidente contou à TV chinesa que houve uma forte turbulência quando o avião descia, e então vários grandes solavancos, que fizeram algumas malas caírem do compartimento de bagagem.

"Após pararmos, as pessoas no fundo estavam em pânico e correram para a frente", disse o homem em uma cama de hospital, mas sem ferimentos graves aparentes. "Estávamos tentando abrir [as saídas de emergência], mas elas não abriam. Então a fumaça começou a entrar... dentro de dois ou três minutos, ou mesmo um minuto, não podíamos respirar. Eu sabia que algo ruim iria acontecer."

Ele disse ter escapado com outros passageiros por um buraco na parede da cabine, perto da primeira fileira de assentos, e depois correram dos destroços em chamas.

SELVA

Segundo a Xinhua, o aeroporto de Lindu se localiza em uma área de selva a cerca de 9 quilômetros do centro de Yichun, cidade com cerca de 1 milhão de habitantes.

Editoria de Arte/Folhapress

O aeroporto é utilizado apenas para voos domésticos. Ele foi inaugurado no ano passado, em meio a um número crescente de aeroportos construídos em partes remotas da china, para auxiliar o crescimento econômico.

A Henan Airlines é uma pequena empresa regional controlada pela Shenzhen Airlines, que pertence parcialmente à Air China. A empresa fica em Henan, província no centro da China, e opera voos domésticos. No começo do ano, a empresa mudou seu nome de Kunpeng Airlines para Henan.

O mais recente acidente grave na China ocorreu em novembro de 2004, quando um avião da China Eastern caiu em um lago no norte do país, matando os 53 ocupantes da aeronave.

COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página