Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2010 - 15h50

Dois tremores atingem o Chile mas não atrapalham esforços de resgate dos mineiros

Publicidade

DA REUTERS, EM COPIAPO (CHILE)

Dois pequenos tremores atingiram o norte do Chile nesta quarta-feira, mas não atrapalharam os esforços para resgatar 33 mineiros presos nas profundezas de uma mina 20 dias após seu desabamento.

Engenheiros estão colocando as fundações para a instalação de uma grande máquina perfuradora para retirar os mineiros, encontrados vivos no domingo, 17 dias após o desabamento, mas que agora terão que enfrentar até quatro meses de espera em um túnel quente e úmido, 700 metros abaixo da superfície.

Veja galeria de fotos do resgate aos mineiros presos no Chile
Presidente do Chile diz que 33 mineiros estão vivos; veja vídeo

"Há verificações especiais feitas na mina após tremores de intensidade média, mas as operações de emergências na mina não foram afetadas", disse à Reuters Johaziel Jamett, diretor do serviço de avisos do serviço nacional de emergências, Onemi.

Testemunhas na entrada da mina disseram que os tremores não foram sentidos na superfície. Não está claro se os mineiros, que estão a 7 quilômetros de distância dentro da mina, e a 700 metros abaixo da superfície, sentiram os abalos.

O Chile ainda está se recuperando de um terremoto e tsunamis devastadores em 27 de fevereiro, que mataram mais de 500 pessoas e destruíram cidades, estradas e indústrias no centro-sul do país.

Equipes de resgate estão enviando gel hidratante, sopa e remédios através de um túnel estreito de comunicação aberto para manter os mineiros vivos durante o longo trabalho de resgate.

Foi instalado um sistema de intercomunicação e as equipes agora estudam itens de entretenimento que caibam no túnel e possam ser enviados aos mineiros para aliviar a pressão sobre eles.

Para não prejudicar a moral dos mineiros, as autoridades ainda não disseram a eles por quanto tempo é provável que ainda tenham que permanecer sob a terra.

CASAMENTO

Casado há 25 anos somente em cartório civil, Esteban Rojas, um dos 33 trabalhadores presos há 20 dias numa mina chilena, prometeu nesta quarta-feira à mulher que vai se casar na Igreja após ser resgatado.

A notícia foi recebida por Jessica Yáñez, que havia escrito a ele pedindo o casamento religioso assim que ele sair da mina.

Em resposta, Rojas fez a promessa de que quando sair, "compramos o vestido de noiva e nos casamos na Igreja". A declaração emocionou bastante a mulher, com quem o trabalhador vive há 25 anos.

"Já sabem, preciso de cozinha, refrigerador. Vou passar a vocês a lista do casamento", brincou Yáñez, dirigindo-se aos familiares que aguardam com ela o resgate do marido.

Na noite de terça-feira as autoridades deram um "presente" aos parentes dos homens presos a 700 metros de profundidade, ao informar que os trabalhadores haviam escrito cartas a eles.

Roberto Candia/AP
Familiares e amigos celebram perto da mina onde 33 trabalhadores estão presos; presidente diz que eles estarão a salvo no Natal
Familiares celebram perto da mina onde 33 estão presos; presidente diz que eles estarão a salvo no Natal

Cerca de 200 pessoas se concentram em Copiapó, em acampamentos próximos a mina, onde os homens foram surpreendidos no dia 5 de agosto por um deslizamento de terra, que bloqueou o acesso, os impedindo de deixar o local.

Ainda na terça-feira, o presidente do país, Sebastián Piñera, garantiu que os trabalhadores serão retirados ainda em dezembro, para que passem o natal e a virada de ano junto aos familiares.

Equipes responsáveis pelo resgate informam que os trabalhos podem levar até quatro meses.

FALTOU ESCADA

Ainda na noite de terça-feira o governo do Chile afirmou que os 33 trabalhadores poderiam ter escapado durante as 48 horas após o primeiro desmoronamento de terra.

Isso não aconteceu, porém, por falta de uma escada de emergência no duto de ventilação principal do túnel, disse o ministro chileno das Minas, Laurence Golborne. Deslizamentos posteriores fecharam esse acesso potencial.

ESCAVAÇÕES

Equipes de resgate conseguiram cavar um segundo buraco para manter contato com os trabalhadores. O novo buraco escavado também será usado para manter a ventilação, de acordo com o ministro das Minas chileno, Laurence Golborne.

Andrés Sougarret, que dirige as perfurações, confirmou que uma terceira sonda se aproxima da galeria na qual os mineradores estão, o que permitirá melhorar a comunicação com eles e as condições em que se encontram.

arte Folha de S.Paulo/arte Folha de S.Paulo

"Agora vamos poder dividir as funções. A primeira sonda vai ser para a entrega de alimentos. A segunda vai ser para nos comunicar-nos permanentemente e queremos que a terceira nos permita melhorar a ventilação", explicou.

Engenheiros também trabalharam para aprimorar a primeira passagem aberta, reforçando as paredes e usando um gel metálico que reduz o risco de rochas bloquearem o caminho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página