Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 15h00

Vice-presidente americano chega à Bagdá para oficializar retirada das tropas

Publicidade

DA EFE, EM WASHINGTON

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez nesta segunda-feira uma visita surpresa ao Iraque, onde deve participar amanhã da cerimônia que encerrará as operações de combate no país árabe.

Segundo a Casa Branca, Biden se reunirá em Bagdá com vários representantes do governo e participará da cerimônia pela qual o Exército americano passará o comando militar às forças iraquianas.

O presidente Barack Obama deve discursar amanhã à nação para anunciar oficialmente o fim da Guerra do Iraque.

Iniciada em março de 2003, durante o governo de George W. Bush, a intervenção militar no Iraque foi duramente criticada pela comunidade internacional.

Apesar do fim dos combates, os EUA manterão ainda no país uma força de transição --cerca de 50 mil soldados no Iraque-- que terão como principal missão treinar as forças iraquianas em matéria de segurança, combate ao terrorismo e proteção dos civis.

Segundo o compromisso assinado entre os dois países, os Estados Unidos abandonarão completamente Iraque em dezembro de 2011.

Esta é a sexta viagem de Biden ao Iraque desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2009.

Em Bagdá, ele deve se reunir com o presidente Jalal Talabani e o primeiro-ministro Nouri al Maliki, entre outros dirigentes, aos quais reiterará o compromisso dos EUA de ajudar o país a longo prazo.

Biden também se reunirá com os dois vice-presidentes do Iraque, o sunita Tareq al Hashemi e o xiita Adel Abdel Mahdi, com o líder da coalizão Al Iraqiya, Iyad Allawi, e o líder do Conselho Supremo Iraquiano, Ammar al Hakim.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página