Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2010 - 10h33

Palestinos estão otimistas com a retomada das negociações com israelenses

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

A postura palestina de ceticismo diante do diálogo de paz com Israel iniciado na quinta-feira em Washington "deu um giro de 180 graus" e é agora de otimismo, segundo fontes do entorno do presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestino), Mahmoud Abbas.

Em declarações à edição deste sábado do jornal em árabe "Al-Hayat", as fontes assinalam que a mudança de atitude é motivada pela vontade da administração do presidente americano, Barack Obama, de que as partes resolvam os temas do conflito no prazo de um ano, o que impede que o processo represente para Israel uma forma de ganhar tempo.

Outra razão é a pressão dos EUA sobre o governo de Benjamin Netanyahu com relação à moratória parcial de ampliação das colônias judias na Cisjordânia por mais dez meses, que conclui em 26.

As fontes falavam em clima de "tensão" na delegação palestina antes de viajar para Washington para abrir as negociações de paz às quais acudia fortemente pressionada pela comunidade internacional, incluindo a Liga Árabe.

Ontem, em Roma, o presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou que as conversas diretas "começaram surpreendentemente bem", após mais de ano e meio de rompimento brusco.

Israelenses e palestinos acordaram reunir-se a cada duas semanas. O próximo encontro será nos dias 14 e 15 na localidade egípcia de Sharm el-Sheikh, no Sinai.

Um dos integrantes da equipe de negociação palestina, Nabil Shaath, disse, em declarações publicadas ontem por um jornal, que na segunda-feira, as partes realizariam uma reunião de acompanhamento na cidade de Jericó, no território ocupado da Cisjordânia, mas o chefe da equipe de negociação palestina, Saeb Erekat, desmentiu pouco depois a informação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página