Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2010 - 16h58

Máquina de "plano B" para resgate de mineiros no Chile para por 48 horas

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A máquina que põe em prática o "plano B" para resgatar os 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile ficará parada por 48 horas para reparos, disse o chefe das equipes de resgate, André Sougarret.

"A máquina do plano B está sendo mantida a 268 metros [de profundidade de escavação]. Houve problemas em um perno [do martelo] e serão necessárias cerca de 48 horas para que ela volte a funcionar", disse Sougarret a jornalistas.

A máquina, uma perfuradora T-130, começou a cavar no domingo e até quarta-feira estava a 268 metros em sua primeira fase, de um total de 630 metros previstos.

Ao atingir essa profundidade, teve que parar por 14 horas para a mudança de alguns cabos. Mas um problema no martelo fará com que precise ser consertada por mais 48 horas, disse Sougarret.

A máquina deve alargar um primeiro duto já construído de 630 metros. Ao atingir essa profundidade, deve aumentar o ducto para que chegue a cerca de 70 cm de diâmetro, o que permitirá a saída dos trabalhadores, presos desde 5 de agosto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página