Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2010 - 19h30

Após fortes chuvas, dezenas de cidades permanecem inundadas no México

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM XALAPA

Dezenas de cidades permanecem embaixo d'água nos Estados mexicanos de Veracruz (leste) e Tabasco (sudeste), que teve sua capital, Villahermosa, cercada por um dique de 50 quilômetros de sacos de areia para evitar que a água a inunde neste final de semana, informaram nesta sexta-feira as autoridades.

Membros da Defesa Civil, do Exército e da Marinha, mantinham uma ponte aérea apoiada por helicópteros para levar alimentos e provisões a quase 1 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas da última semana ao longo do litoral do golfo do México.

O Estado de Veracruz concentra mais da metade dos desabrigados registrados em todo o México, onde as chuvas deixaram também pelo menos dez mortos.

Segundo o governo de Veracruz, cerca de 500 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que inundaram pelo menos 72 dos 210 municípios.

"Estamos há quatro dias sem chuvas, mas os rios Papaloapan e Coatzacoalcos continuam transbordando e esperamos que seus níveis aumentem entre sexta-feira e sábado", disse a jornalistas Isidro Cano, diretor de uma organização de socorro em Veracruz.

Um dique de quase 50 quilômetros de sacos de areia e pedras foi construído por moradores com a colaboração de militares ao longo do rio Carrizal, constatou um correspondente da AFP.

O nível deste rio e de outros que cercam Villahermosa aumentou após a abertura das comportas de várias represas nas montanhas de Chiapas, no sul do México.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página