Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2010 - 12h18

Jornalista confirma declaração de Fidel de que modelo cubano não funciona

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

O jornalista americano Jeffrey Goldberg, da revista "The Atlantic", confirmou neste sábado sua versão de que Fidel Castro confessara que o modelo cubano não funciona nem sequer para a própria ilha; Na véspera, Castro recuou e disse que sua declaração foi mal interpretada ao ser tomada "ao pé da letra" e que, na verdade, ele pensa "exatamente o contrário".

"Antes de mais nada, muito obrigado, Fidel, por suas amáveis palavras. Segundo, lamento dizer isto, mas a expressão "o modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos" significa "o modelo cubano não funciona sequer para nós mesmos"", ironizou o jornalista americano em seu blog.

Na sexta-feira, Fidel disse que "a verdade é que a minha resposta significava exatamente o contrário do que os jornalistas americanos interpretaram".

"Minha ideia, como todo mundo conhece, é que o sistema capitalista não serve nem para os EUA nem para o mundo", disse, em discurso na Universidade de Havana. "Me divirto agora ao ver como ele [Goldberg] interpretou ao pé da letra", continuou Fidel. "Sigo pensando que Goldberg é um grande jornalista. Não inventa frases, as transfere e as interpreta", disse, segundo o site oficial cubadebate.cu.

Em entrevista antes dos comentários mais recentes de Fidel, Julia Sweig, especialista em Cuba do Council on Foreign Relations, de Washington, que acompanhou a entrevista afirmou que o ex-ditador não estava 'fazendo piada". "Quando escutei o que disse, entendi [que ele estava dizendo] que o modelo econômico já não funciona, mas não a revolução, o espírito de independência", disse à agência France Presse.

Para cubanólogos de dentro e fora da ilha, incluindo Sweig, a declaração teria sido uma mensagem de apoio do ex-ditador ao ensaio de reformas econômicas empreendidas por seu irmão mais novo, Raúl Castro, no poder desde 2006.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página