Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2010 - 13h26

Parlamentar alemã desafia Merkel, prevê novo partido conservador

Publicidade

BRIAN ROHAN
DA REUTERS, EM BERLIM

Uma parlamentar da ala conservadora dos aliados da chanceler Angela Merkel afirmou neste sábado que o eleitorado receberia bem um novo partido político, ainda mais à direita que a legenda da líder.

Erika Steinbach, da União Democrata Cristã (CDU), também afirmou que o partido estava errado em condenar um membro da diretoria do banco central, Thilo Sarrazin, que pediu demissão na quinta-feira depois de acusar imigrantes muçulmanos de explorar o estado de bem-estar social da nação.

Os comentários de Steinbach, que chefia uma liga representando 12,5 milhões de alemães expulsos do Leste Europeu após a Segunda Guerra (1939-1945), ocorreu dias depois de ela ter defendido lobistas que culparam parcialmente a Polônia pelo início do conflito.

"Se alguém com carisma se levantar para fundar um novo partido, realmente conservador, ele facilmente ultrapassaria a barreira dos 5%", afirmou a parlamentar ao jornal "Welt am Sonntag", referindo-se à fatia mínima de votos que uma legenda precisa ter para ocupar cadeiras no Parlamento.

Os comentários são como um tapa na cara de Merkel, que chefia o CDU, de centro-direita, e cujas taxas de aprovação estão caindo.

Steinbach, que já disse que deixaria o comitê executivo do partido após causar polêmica devido aos seus comentários sobre a guerra, criticou a liderança de Merkel, dizendo que ela é muito centrista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página