Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2010 - 12h56

Lugo viajará este mês a São Paulo para avaliar reação ao tratamento de câncer

Publicidade

DA EFE, EM ASSUNÇÃO (PARAGUAI)

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, voltará a São Paulo em setembro para avaliar o andamento de seu tratamento de quimioterapia contra um câncer linfático, ao qual se submete há um mês.

Na capital paulista, ele deve se submeter no próximo dia 24 ou 25 a um pet scan, uma tomografia por emissão de pósitrons que faz um diagnóstico por imagem e permite avaliar funções importantes do corpo, tais como o fluxo do sangue, o uso do oxigênio, e o metabolismo do açúcar, ajudando aos médicos a avaliar como os órgãos e os tecidos estão funcionando.

Segundo Alfredo Boccia, hematologista membro da equipe médica que atende o chefe de Estado, este teste ainda não é realizado no Paraguai, mas é necessário para avaliar os resultados das duas primeiras sessões de quimioterapia às quais Lugo se submeteu.

O presidente está em fase de recuperação da segunda sessão de quimioterapia, a qual foi submetido em 03 de setembro, em Assunção, 22 dias depois da primeira sessão realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo --mesmo que vai realizar o pet scan.

O médico não informou se Lugo fará em Assunção ou em São Paulo a terceira das seis sessões previstas de quimioterapia, já que a viagem irá coincidir com o intervalo de 21 a 25 dias de espaçamento entre as sessões.

Uma série de testes realizados em 12 de agosto confirmaram que Lugo tem um linfoma na virilha, no mediastino (tórax) e em uma região do osso da terceira vértebra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página