Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2010 - 08h05

Duto permite envio diário de cigarros a mineiros

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os 33 trabalhadores presos na mina San José, no norte do Chile, começaram anteontem a receber os primeiros cigarros desde o acidente, em 5 de agosto. Eles dividirão uma cota de dois maços por dia.

"Foi enviado, de maneira controlada, um número determinado de cigarros. Foram mandados a uma pessoa, que fará a distribuição", disse Ximena Matas, intendente do Atacama (cargo administrativo apontado pelo presidente).

O envio dos cigarros foi possível porque a ventilação na mina melhorou desde a instalação de um duto plástico por onde estão sendo enviados também alimentos e água, informaram as autoridades chilenas.

Mas, segundo o médico Jorge Díaz, da equipe de resgate, os mineiros não vão poder fumar indiscriminadamente porque "por mais bem ventilado que esteja agora, eles continuam presos, e a ventilação não é a ideal".

Hoje, os mineiros deverão começar também a fazer uma hora de exercícios físicos por dia com um personal trainer que dará instruções por meio de uma televisão.

RESGATE

Após a quebra de uma broca, as equipes de resgate podem ter de abandonar um dos três túneis que estão sendo cavados para salvar os mineiros. O túnel será recomeçado em outro local.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página