Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2010 - 18h57

Cruz Vermelha britânica lança campanha de primeiros socorros para jovens bêbados

Publicidade

DA REUTERS

A Cruz Vermelha britânica lançou uma campanha nesta segunda-feira para ensinar adolescentes de 11 a 16 anos a lidar com emergências médicas decorrentes do excesso de bebida alcoólica.

"Vida. Viva-a" é o nome da campanha para ajudar os jovens a aprender medidas de primeiros socorros que podem ajudar em uma situação de emergência, afirmou a organização em comunicado hoje.

A organização disse que lançou a campanha em resposta a estatísticas mostrando que um entre sete britânicos entre 11 e 16 anos já esteve em uma situação de emergência, resultado de um amigo ter ingerido álcool demais.

A Cruz Vermelha descobriu em um novo estudo que, nos últimos 12 meses, 12% dos adolescentes entre 11 e 16 anos tiveram que lidar com um amigo bêbado que estava passando mal, ferido ou inconsciente. Metade deles tiveram de lidar com alguém que tinha desmaiado e um quarto, com um amigo ferido que se envolveu em uma briga bêbado.

Os jovens não só têm de lidar com ferimentos ligados ao álcool. Quase nove entre dez também tiveram que lidar com crises: 27% tiveram de ajudar alguém em um ataque de asma, 33% com alguém que sofreu ferimento na cabeça, 18% ajudaram alguém se engasgando e 9% tiveram de ajudar alguém tendo um ataque epiléptico.

Quando questionadas quais ações tomaram em resposta a essas situações, 44% disseram ter entrado em pânico e 46% disseram não saber o que fazer.

"Nos últimos anos, o assunto de jovens bebendo em excesso tem sido uma notícia regular na imprensa, mas seu papel vital em salvar vidas quando eles e seus amigos se encontram em situações vulneráveis geralmente não tem sido mencionado", disse o especialista em primeiros-socorros da Cruz Vermelha, Joe Mulligan, em comunicado.

Um em cada cinco adolescentes entre 11 e 16 anos já ficou bêbado --e ficou bêbado, em média, três vezes nos últimos seis meses. Um em cada três com idade entre 14 e 16 bebe a maioria dos fins de semana, com uma média de 11 unidades --o equivalente a sete latas grandes de cerveja.

Números oficiais mostram que 7.475 jovens abaixo dos 15 anos na Inglaterra deram entrada em hospitais com problemas especificamente ligados ao álcool, entre 2006 e 2009.

Muitos casos de ferimentos vão ser resolvidos pelos jovens. Apenas um em cada dez chama o serviço de emergência, e menos da metade entra em contato com os pais quando têm de lidar com um amigo ferido, passando mal ou inconsciente.

Um grande número de jovens que tentaram ajudar ficaram sem saber se tinham feito a coisa certa.

Quase metade ficaram preocupados que o amigo poderia engasgar com o próprio vômito, ou não acordariam, e 82% disseram que se sentiriam mais seguros se soubessem algumas noções de primeiros-socorros.

"Precisamos garantir que pessoas muito jovens --independentemente de beberem ou não-- tenham a habilidade e a confiança para lidar com uma crise", disse Mulligan.

A Cruz Vermelha britânica pede que pais encorajem as escolas a usar os recursos da campanha para ensinar primeiros-socorros e encorajar os jovens a pesquisar mais na internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página