Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2010 - 02h13

Tempestade Karl segue em direção às plataformas de petróleo no golfo do México

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

A tempestade Karl chegou nesta quarta-feira (15) à península mexicana de Yucatán e se dirige para plataformas de petróleo no golfo do México, intensificando o alerta em um país afetado por fortes chuvas que atingiram 1 milhão e deixaram 25 mortos em duas semanas.

Karl chegou em Yucatán pela manhã, a 55 km de Puerto Bravo, no estado de Quintana Roo, e chegou a ventos de 100 km/h. Mas enfraqueceu à tarde e às 19h (horário local, 21h de Brasília) apresentava ventos de 65 km/h e avançava a 24 km/h, para o estado de Campeche, segundo o Serviço Meteorológico Nacional.

Sua passagem por Yucatán coincidiu com os festejos pelo bicentenário da independência do México, sem que se informasse suspensão dos eventos.

De acordo com o CNF (Centro Nacional de Furacões), com sede em Miami (EUA), as fortes chuvas trazidas pela tempestade podem provocar inundações de até 20 centímetros em algumas áreas da região, em Belize e na Guatemala, informou o CNF.

A tempestade deve alcançar na manhã de quinta-feira a região costeira de Campeche, em Yucatán, o que pode por "em risco as instalações da estatal Petróleos Mexicanos, porque a passagem do sistema está muito próximo", informou Jaime Albarrán, analista do Serviço Meteorológico.

A Pemex informou que por enquanto suas operações na região de Campenhe, onde se produz a maior parte do petróleo mexicano, não foram afetadas.

Perto do local por onde deve passar o furacão se situa Cantarell, o mais importante complexo de plataformas petroleiras do México.

Enquanto isso, os furacões Igor, de categoria 4 na escala Saffir Simpson que mede a força dos ventos (com máximo de 5), e Julia, ciclone de categoria 3, ainda estavam distantes das áreas povoadas.

Segundo o CNF, não foram emitidos alertas para a passagem do Igor.

As ondulações e as cheias generalizadas provocadas pela passagem do furacão atingirão esta quarta e quinta-feira as ilhas Virgens e Porto Rico, e as Bahamas no fim de semana, quando marés altas chegarão à costa leste dos Estados Unidos, acrescentou o CNF.

O Karl é o mais recente de uma temporada particularmente forte de furacões no Caribe e no Atlântico. Enquanto essa tempestade chegou ao México, os furacões Julia e Igor avançavam em águas do Atlântico, mas longe da costa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página