Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2010 - 21h16

Forte terremoto atinge Afeganistão e Paquistão

Publicidade

DA REUTERS, EM CABUL

Um forte terremoto de magnitude 6,3 atingiu o remoto nordeste do Afeganistão na noite desta sexta-feira, sacudindo casas na capital afegã e em grandes áreas do vizinho Paquistão, disseram meteorologistas e testemunhas.

O terremoto foi registrado a 61 quilômetros a sudeste de Faizabad, capital da província de Badakhshan, no montanhoso nordeste afegão, perto da fronteira com o Tadjiquistão, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Com epicentro na cordilheira Hindu Kush, o tremor teve profundidade de 177 quilômetros, segundo o centro.

Não houve registro imediato de danos ou vítimas.

As casas tremeram em Cabul quando o terremoto foi sentido antes da meia noite (16h30 em Brasília), disparando alarmes de carros e forçando moradores a sair para a rua, disseram testemunhas.

O terremoto foi sentido no norte e centro do Paquistão, incluindo Islamabad, Peshawar e Lahore.

Alguns moradores saíram em pânico às ruas em Islamabad, disseram testemunhas.

O montanhoso Afeganistão é propenso a terremotos, com a maioria dos sismos concentrada no nordeste. Dezenas de pessoas morreram quando um tremor de magnitude 5,5 atingiu o leste do país em abril de 2009.

Em 2002, ao menos 1.500 pessoas morreram quando uma série de tremores de magnitudes entre 5 e 6 foi registrada no norte da província de Baghlan, na cordilheira Hindu Kush, destruindo a capital distrital Nahrin.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página