Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 08h02

Mídia chinesa alerta Japão sobre escalada na disputa por ilhas

Publicidade

DA REUTERS

A mídia chinesa advertiu o Japão nesta segunda-feira de que está se arriscando à intensificação de represálias do país por causa de uma disputa por águas territoriais e afirmou que muitos no país apoiam o uso da força militar para resolver a antiga reivindicação por pequenas ilhas nessa área.

O governo da China suspendeu no domingo o intercâmbio de alto nível com o Japão e ameaçou adotar "fortes contramedidas" caso um capitão de barco chinês capturado por Tóquio não seja liberado.

Um tribunal japonês decidiu estender até o dia 29 a prisão de Zhan Qixiong, capitão de um pesqueiro que colidiu no dia 7, com dois barcos da Guarda Costeira que tentaram interceptá-lo na região das ilhotas, conhecidas como Senkaku, no Japão. Apesar de as oito ilhas somarem somente 6,3 km2, há potencial para petróleo e gás.

"A China deveria ter um conjunto de planos para impor mais sanções ao Japão, conduzindo uma batalha diplomática com o Japão por meio de retaliações sucessivas", diz em editorial o jornal "Global Times", um tabloide popular com foco em assuntos internacionais.

O jornal também publicou uma pesquisa feita online, segundo a qual 96% disseram apoiar o uso da força militar para resolver a disputa sobre as ilhotas, chamadas de Diaoyu pela China e Senkaku pelo Japão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página