Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 19h29

Partido governista da Coreia do Norte se reúne e deve nomear sucessor de Kim Jong-il

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA REUTERS, EM LONDRES

O governista Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte deve realizar uma conferência no dia 28 de setembro para eleger sua comissão de líderes supremos, informou a agência de notícias norte-coreana KCNA nesta segunda-feira. Acredita-se que, no evento, o ditador Kim Jong-il deve anunciar a escolha de seu filho mais novo, Kim Jong-un, para lhe suceder no poder.

A saúde cada vez mais frágil de Kim fez com que ele acelerasse os planos de sucessão, e levou também, na semana, ao adiamento dessa reunião partidária por tempo indefinido. Acredita-se que Kim tenha sofrido um derrame em 2008.

A agência não deu detalhes da agenda do encontro, mas a conferência deve escolher uma nova liderança e começar a preparar um herdeiro, já que a saúde do líder Kim Jong-il está cada vez pior.

A conferência do Partido dos Trabalhadores da Coreia, a primeira desde 1966, deve eleger o órgão supremo do partido, informou a mídia oficial. Em junho, a agência oficial de notícias norte-coreana anunciou a convocação da conferência de delegados do Partido Comunista para eleger os dirigentes da formação, mas revelou apenas que a reunião aconteceria em setembro, sem divulgar a data exata.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página