Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2010 - 07h59

Confronto entre polícia e moradores de favela deixa 16 feridos nas Filipinas

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Moradores de uma favela em Manila, nas Filipinas, entraram em confronto nesta quinta-feira com os policiais que queriam despejá-los do local ocupado ilegalmente. Ao menos 16 pessoas ficaram feridas, cinco delas gravemente, informou o canal de televisão GMA.

A polícia diz que ao menos um agente foi ferido. Já o porta-voz dos manifestantes, Von Messina, disse que cinco civis sofreram ferimentos graves e dezenas sofreram ferimentos leves.

Rolex de la Peña/Efe
Equipe de demolição joga pedras em retribuição aos ataques de moradores de favela ilegal em Manila, nas Filipinas
Equipe de demolição joga pedras em retribuição aos ataques de moradores de favela ilegal em Manila, nas Filipinas

Segundo as autoridades, os manifestantes formaram uma barricada com pedras e materiais de construção no bairro de Quezon e a avenida EDSA, uma das principais vias de Manila, foi parcialmente fechada.

Os moradores do local lançaram pedras para repelir as equipes de demolição, que devolveram o ataque.

A Agência Nacional de Habitação, proprietária do terreno de 22 hectares que pretende transformar em uma nova área de negócios, ofereceu a cerca de 2.000 famílias da favela uma habitação paga pelo Estado, em uma área mais distante. Messina disse que há ao menos 9.000 famílias no local, que se recusam a se mudar já que o novo local é muito distante do local de seus trabalhos.

O Banco Mundial estima que metade dos habitantes de Manila, ou cerca de 6 milhões de pessoas, vivem em favelas ou áreas pobres, embora os números do governo filipino indiquem "apenas" 2,7 milhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página