Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2010 - 05h26

Confusão em passeata na Alemanha deixa pelo menos 30 presos

Publicidade

DA EFE

A polícia alemã deteve cerca de 30 pessoas na noite de sexta-feira para sábado em Stuttgart (sudoeste do país), ao término de uma manifestação de aproximadamente 30 mil pessoas contra a construção de uma estação ferroviária considerada um desperdício.

Segundo informaram fontes policiais, a manifestação, convocada pelos opositores do projeto Stuttgart 21, tinha percorrido o centro da capital do estado de Baden-Württemberg sem incidentes, mas depois jovens iniciaram ações de bloqueio, com fileiras de pessoas sentadas e barricadas.

Os jovens entraram em conflito com os homens antidistúrbios, que até o início da madrugada não tinham conseguido conter a manifestação.

A passeata foi a mais numerosa em semanas de protestos de grupos de cidadãos contra a estação, e se desenvolveu ao término de uma reunião de arbítrio entre autoridades e responsáveis pelo projeto com os detratores da obra.

As mobilizações contra a Stuttgart 21 aumentaram nos últimos dias, enquanto cresce, além disso, a pressão sobre o governo do Land de Baden-Württemberg, liderado pela União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel.

Os protestos contra o projeto começaram com manifestações semanais e concentrações perante a antiga estação da cidade em julho.

Apesar disso, os operários seguiram adiante com a demolição das velhas dependências, e deram prosseguimento às obras para a construção da nova estação, cujo orçamento chega a sete bilhões de euros.

Os opositores do projeto acreditam, no entanto, que o custo final estará os dez bilhões e os 18 bilhões de euros, o que se contradiz com a política de austeridade em tempos de crise.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página