Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2010 - 19h00

Presidente do Paraguai chega a São Paulo para tratar infecção de alto risco

Publicidade

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, retornou ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde deste sábado, após ser transferido em caráter de urgência. Ele deve receber tratamento para uma infecção de alto risco que o mantém internado desde quinta-feira em uma clínica em Assunção, segundo informou o ministro de Comunicações, Augusto dos Santos.

Segundo o hematologista Alfredo Boccia, a infecção oferece alto risco a Lugo porque a quimioterapia baixou seu nível de glóbulos brancos no sangue. Lugo, de 59 anos, está sendo tratado de um câncer linfático em estado avançado desde agosto.

Jorge Adorno/Reuters - 20.set.10
Presidente paraguaio, Fernando Lugo, deve retornar a São Paulo em caráter de urgência
Presidente paraguaio, Fernando Lugo, deve retornar a São Paulo em caráter de urgência

O médico infectologista Eugenio Báez disse a jornalistas que exames de imagens confirmaram a presença de fluidos na região do pescoço após uma infecção dentária, e o presidente provavelmente deve ser submetido a uma drenagem cirúrgica.

"Na faringe logo em frente à coluna há líquidos que têm características de um processo infeccioso... É uma área de muito risco porque existe a possibilidade de escorrer para baixo, onde estão os pulmões", disse Báez.

Lugo partiu em um voo particular do aeroporto Silvio Pettirrosi, em Luque, perto de Assunção, e foi até São Paulo.

Segundo a Constituição, o vice-presidente Federico Franco assume o comando do Paraguai nos próximos cinco dias.

TRATAMENTO

Na semana do dia 24 de setembro, o presidente paraguaio voltou a São Paulo para avaliar o andamento de seu tratamento de quimioterapia contra um câncer linfático. Após uma série de testes realizados em agosto, foi confirmado que Lugo tem um linfoma na virilha, no mediastino (tórax) e em uma região do osso da terceira vértebra.

O presidente está se recuperando ainda da segunda sessão de quimioterapia, a qual foi submetido em 3 de setembro, em Assunção, 22 dias depois da primeira sessão, realizada no hospital Sírio-Libanês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página