Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 16h51

Queda de helicóptero mata 28 no Tadjiquistão, dizem fontes militares

Publicidade

DA REUTERS

Um helicóptero militar levando membros de uma unidade de elite caiu no leste do Tadjiquistão, na Ásia Central, matando 28 soldados nesta quarta-feira, informaram fontes militares.

"Vinte e um soldados da força de trabalho especial Alfa do comitê nacional de segurança do Estado e sete soldados do Exército morreram", disse uma fonte militar.

As forças armadas do tadjique estavam envolvidas em uma operação de combate na área, após um ataque contra um comboio militar em 19 de setembro, que matou 28 soldados e feriu 12.

A assessoria de imprensa da Guarda Nacional, que opera o helicóptero MI-8 de fabricação russa, confirmou apenas as mortes de quatro soldados, e não quis comentar as demais supostas mortes.

Falha mecânica pode ter sido a causa do acidente, disse um porta-voz da guarda, sem dar detalhes. Outras fontes descartaram a possibilidade de um ataque, dizendo que se trata de um acidente.

A região tem sido um bastião de insurgência islâmica desde a sangrenta guerra civil do Tadjiquistão nos anos 1990, quando milícias islâmicos lutaram contra o regime autoritário de Emomali Rakhmon.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página