Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2010 - 17h34

Vaticano prepara investigação sobre abusos contra crianças na Irlanda

Publicidade

DA REUTERS, NO VATICANO

O Vaticano começou a se preparar nesta quarta-feira para sua investigação oficial sobre um caso de abuso sexual de crianças cometidos por padres na Irlanda.

Inspetores dos EUA, Reino Unido e Canadá, nomeados pelo papa, encerraram dois dias de reuniões com autoridades do Vaticano e chefes das quatro dioceses irlandesas que serão investigadas, informou o Vaticano em comunicado.

Tony Gentile/Reuters - 26.set.10
Bento 16 anunciou a investigação em março em uma carta aos católicos da Irlanda sobre o escândalo de abuso
Bento 16 anunciou a investigação em março em uma carta aos católicos da Irlanda sobre o escândalo de abuso

A investigação se segue a um relatório do governo irlandês denunciando abusos generalizados de padres contra crianças na arquidiocese de Dublin, entre 1975 e 2004. O documento afirmou que a Igreja ocultou "obsessivamente" o abuso. Divulgado no ano passado, o texto disse que um padre admitiu ter abusado de mais de cem crianças. Outro disse ter abusado de crianças a cada duas semanas por mais de 25 anos.

Bento 16 anunciou a investigação, formalmente conhecida como "visitação apostólica", em março em uma carta aos católicos da Irlanda sobre o escândalo de abuso sexual, que levou à renúncia de três bispos irlandeses.

"Os visitadores [inspetores] darão atenção especial às vítimas de abuso e às suas famílias, mas também se encontrarão e ouvirão uma variedade de pessoas, incluindo autoridades eclesiásticas, fiéis e aqueles envolvidos com o trabalho crucial de proteger as crianças", informou o comunicado.

O inquérito vai envolver visitas a igrejas, seminários ou conventos, e interrogatórios a centenas de pessoas. Os investigadores vão explorar o gerenciamento de casos de abuso no passado, a assistência oferecida às vítimas e revisar os procedimentos para prevenir abuso.

"Todos os participantes estão esperançoso que esse esforço significativo será um instrumento de purificação e cura para a Igreja na Irlanda, e ajudará a restaurar a confiança e a esperança dos fiéis lá", disse o comunicado do Vaticano.

As quatro dioceses irlandesas a serem investigadas são Armagh, Dublin, Cashel-Emly e Tuam.

O cardeal Cormac Murphy-O'Conner, arcebispo emérito de Westminster, deve chefiar a investigação em Armagh, e o cardeal Sean Patrick O'Malley, de Boston, ficará responsável pela diocese de Dublin. O arcebispo de Toronto, Thomas Christopher Collins, cuidará de Cashel-Emly, e o arcebispo de Ottawa, Thomas Prendergast, de Tuam.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página