Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2010 - 09h10

Membros do Taleban afirmam controlar mais de 75% do Afeganistão

Publicidade

DA EFE

O Taleban afirmou nesta quinta-feira, no nono aniversário do início da invasão americana no Afeganistão, que controlam mais de 75% do território e "todas as estradas" e pediram a retirada das tropas estrangeiras.

"Nove anos depois do anúncio, a força do jihad (guerra santa) e a resistência contra a invasão americana e contra seus aliados está tão forte como sempre", afirmou o movimento insurgente em comunicado divulgado hoje.

Em seu balanço sobre a situação no Afeganistão, o Taleban considerou que os EUA "estão decepcionados com os resultados da guerra no Afeganistão" e lembrou que 2010 está sendo o ano mais sangrento para a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan (aliança militar ocidental).

"Surgiram diferenças internas na Casa Branca" sobre os "pobres resultados" que as tropas da Otan estão obtendo, disseram os insurgentes, que lembraram que alguns países puseram fim a sua missão e retiraram suas tropas.

O Taleban afirmou controlar mais de 75% do território e "todas as estradas" do país, que têm maior experiência militar e estão em condições de "atacar todas as bases militares dos americanos".

"Só os governantes confundidos da Casa Branca, devido à sua arrogância, estão empenhados em continuar com a ocupação do Afeganistão", afirmaram os insurgentes.

Na nota, os insurgentes não mencionam os possíveis contatos com o Governo afegão com vistas a uma negociação de paz, apesar das informações divulgadas nos últimos dias sobre conversas secretas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página