Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2010 - 02h40

EUA elogiam equipes de resgate chilenas

Publicidade

DE SÃO PAULO

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Philip Crowley parabenizou as equipes de resgates chilenas após o resgate do primeiro mineiro na madrugada desta quarta-feira (13). Por volta da meia-noite, o mineiro Florencio Ávalos, 31, foi o primeiro a sair da mina -- ele e outros 32 mineiros passaram dois meses soterrados em uma mina no deserto do Atacama.

Liveblog: Acompanhe a cobertura ao vivo

"Parabéns ao Chile pelo resgate bem sucedido do primeiro mineiro. É uma notável exibição de esperança e de habilidade", afirmou Crowley pelo Twitter.

Mais cedo, Obama enviou uma mensagem de apoio aos 33 mineradores soterrados no Chile poucas horas antes do início da operação de resgate, e disse que reza para que todos "possam sair sãos e salvos".

Em comunicado distribuído pela Casa Branca, Obama afirmou que seus "pensamentos e orações se encontram com estes valentes mineradores, suas famílias e os homens e mulheres que trabalharam tão duro para resgatá-los".

A operação de resgate "está muito longe de ser concluída", e "falta ainda uma tarefa muito difícil: extrair aos trabalhadores da jazida onde se encontram soterrados há 69 dias a 700 metros de profundidade", reconheceu Obama.

"Rezamos para que, pela graça de Deus, os mineradores possam sair sãos e salvos e voltar em segurança para suas famílias em breve", acrescentou.

O presidente americano expressou também seu orgulho pelos cidadãos americanos que colaboraram com as equipes de resgate chilenas "para fazer todo o possível para mandar de volta para casa" os trabalhadores da mina.

O processo de resgate de todos os trabalhadores durará entre 24 e 28 horas, dependendo da rapidez com que suba a cápsula de resgate.

Enquanto aguardam o retorno à superfície, os mineradores limpam o refúgio no qual viveram por mais de dois meses, informou por ligação telefônica um dos integrantes do grupo, Mario Sepúlveda.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página