Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2010 - 09h23

Ataques matam mais 4 soldados estrangeiros no Afeganistão

Publicidade

DA REUTERS

Quatro soldados das forças lideradas pela Otan morreram em dois ataques separados nesta quinta-feira no Afeganistão, informou a aliança militar ocidental.
Os novos ataques aumentam para 10 o número de soldados mortos nos últimos dois dias.

A violência no Afeganistão está no nível mais alto desde a retirada do Taleban do poder no final de 2001, com números crescentes de vítimas em todos os lados do conflito. Mais de 2.000 soldados estrangeiros morreram desde a deposição do Taleban, sendo que metade das mortes ocorreu nos dois últimos anos.

Mais de 35 soldados estrangeiros morreram no Afeganistão apenas neste mês.

Três soldados da Força Internacional de Assistência para a Segurança (Isaf), liderada pela Otan, foram mortos por uma bomba caseira no oeste do país, enquanto outro morreu na região leste em um ataque insurgente.

A Otan não deu maiores detalhes sobre os ataques.

Na quarta-feira, seis soldados estrangeiros já haviam morrido em três ataques distintos no leste e no sul do país.

O aumento no número de mortes entre os militares é uma questão de peso para o presidente dos EUA, Barack Obama, e seu governo, que farão uma revisão da guerra no Afeganistão em dezembro.

Atualmente, há quase 150 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, incluindo 100 mil norte-americanos. Obama ordenou que mais 30 mil soldados dos EUA fossem enviados ao país em dezembro para tentar conter a violência, mas pretende começar a retirada de tropas em meados de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página