Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2010 - 18h57

Piñera visita museu Churchill no segundo dia de visita ao Reino Unido

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, visitou este domingo as Cabinet War Rooms e o museu Winston Churchill de Londres, aonde chegou na véspera para um giro de trabalho pela Europa, após o bem-sucedido resgate dos mineiros na região do deserto do Atacama.

Piñera, que viaja acompanhado da esposa, Cecilia Morel, percorreu as salas que serviram de refúgio antibomba e quartel-general para o ex-primeiro-ministro durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O presidente chileno é um grande admirador de Churchill, cuja frase, "sangue, suor e lágrimas", pronunciada em discurso três dias depois de a Alemanha invadir a França em 1940, o inspirou durante os 69 dias que durou o resgate na mina San José e que terminou na quarta-feira passada com a saída de todos os mineiros.

Antes do início da agenda oficial, esta segunda-feira, Piñera disse à rede de TV britânica Sky News que a "Inglaterra é um aliado chave na Europa e espero que possamos fortalecer nossos laços".

Ele disse, ainda, que compartilhava "os mesmos valores, os mesmos pontos de vista" com 2ª no Palácio de Buckingham.

Aos dois, Piñera entregará a cópia da primeira mensagem que os mineiros enviaram à superfície ("Estamos bem no refúgio, os 33"), 17 dias depois do acidente que os manteve presos na mina.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página