Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 22h32

Tempestade Richard pode passar pelo golfo do México

Publicidade

DA REUTERS, EM MIAMI

A tempestade tropical Richard se formou nesta quinta-feira no mar do Caribe e poderá se tornar um furacão durante o fim de semana, passando pelo golfo do México na semana que vem, disse o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Richard, que nos próximos dias poderá passar por Belize e a península de Yucatán, no México, é a 17ª tempestade da ativa temporada de furacões de 2010 no oceano Atlântico.

Até o momento, foram registrados nove furacões na temporada, cinco deles de grande magnitude, mas os Estados Unidos não sofreram impactos significativos no continente até então.

Em sua previsão de cinco dias, o centro sediado em Miami estimou que Richard entrará no golfo do México na terça-feira depois de atravessar a península de Yucatán.

Isso aumenta a probabilidade de que a tempestade ameace as instalações de petróleo e gás dos Estados Unidos no golfo do México e na costa americana do golfo.

Às 19h (horário de Brasília), Richard estava 375 quilômetros a sul-sudeste de Gran Cayman, nas ilhas Cayman, e 320 quilômetros a nordeste de Cabo Gracias a Diós, na fronteira entre Nicarágua e Honduras.

A tempestade, que tinha ventos máximos sustentados de 65 quilômetros por hora, se movia em direção a sudeste, mas as condições climáticas provavelmente farão com que vire para oeste nos próximos dias, levando-a para a América Central e a península de Yucatán.

O governo de Honduras emitiu um alerta de tempestade tropical na quinta-feira para o litoral do país, desde a fronteira com a Nicarágua, no oeste, até Limón. O alerta significa que as condições de tempestade tropical são possíveis na região dentro de 48 horas.

O centro previu que Richard inicialmente provocará fortes chuvas sobre a Jamaica, onde poderão ocorrer inundações repentinas e deslizamentos de terra.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página