Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 15h29

Obama se diz "chocado e triste" por série de suicídios de jovens gays

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos EUA, Barack Obama, se disse "chocado e triste" pelos suicídios recentes de jovens alvos do chamado "bullying" --humilhação por colegas-- por serem gays.

"Como pai de duas filhas, isso parte meu coração. É algo que simplesmente não deveria acontecer nesse país", disse Obama em uma mensagem aos jovens divulgada na noite de ontem (21) pela Casa Branca.

Kevin Lamarque/Reuters
Obama ontem (21) no Estado de Washington; líder americano gravou mensagem de apoio a jovens gays vítimas de "bullying"
Obama ontem (21) no Estado de Washington; líder americano gravou mensagem de apoio a jovens gays vítimas de "bullying"

Para o presidente dos EUA, já é tempo de os americanos desfazerem o mito de que o "bullying" é "apenas um rito de passagem normal".

"Eu não sei como é sofrer humilhação por ser gay. Mas eu sei como é crescer sentindo que você não pertence [a um meio]", disse Obama. "É duro."

"Quero dizer o seguinte: vocês não estão sozinhos, vocês não fizeram nada de errado, vocês não fizeram nada para sofrer isso. Vocês verão que as suas diferenças são uma fonte de orgulho e força", afirmou.

O "bullying" contra gays ganhou repercussão recentemente devido a uma série de suicídios de jovens alvos de humilhações.

Asher Brown, 13, de Houston, matou-se com a arma do próprio pai. Tyler Clementi, 18, de New Jersey, pulou de uma ponte após ser gravado secretamente --e depois exposto na internet-- por seu colega fazendo sexo com outro garoto. E Jaheem Herrera se enforcou no armário após semanas dizendo que era insultado e chamado de gay por colegas.

Masika Bermudez, mãe de uma outra vítima, de 11 anos, que se suicidou no ano passado, escreveu a Obama pedindo ajuda para acabar com esse tipo de violência.

No começo desta semana, a secretária de Estado, Hillary Clinton, também havia se manifestado sobre o tema, se dizendo entristecida pelos suicídios.

"Essas mortes recentes são uma lembrança de que os americanos têm de trabalhar duro para superar o ódio."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página