Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2010 - 10h59

Vulcão entra em erupção na Indonésia; tsunami causado por tremor mata 40

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O vulcão Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção no anoitecer (horário local) desta terça-feira, após aumento recente da atividade no seu interior e série de alertas de autoridades locais. Ainda não há registro de mortes.

Um repórter da agência de notícias Associated Press, porém, afirmou ter visto 20 pessoas feridas sendo levadas para tratamento.

Também nesta terça-feira, um tsunami causado pelo tremor de 7,7 de magnitude que atingiu o país na véspera matou ao menos 40 pessoas e deixou 380 desaparecidos.

Efe
O vulcão Monte Merapi, na ilha indonésia de Java, antes de entrar em erupção, expele fumaça no fim de semana
O vulcão Monte Merapi, na ilha indonésia de Java, antes de entrar em erupção, expele fumaça no fim de semana

Desde ontem (25), o governo indonésio havia elevado para nível máximo o alerta de risco de erupção no Monte Merapi.

Cerca de 19 mil pessoas foram retiradas das imediações do vulcão, sobretudo velhos e crianças. Muitos adultos, entretanto, ficaram para cuidar de suas casas e propriedades.

Segundo o vulcanologista do governo indonésio, Surono, as cinzas expelidas pela erupção chegam a 1,5 km de altura. O monte possui 2.914 metros altitude.

"As pessoas que vivem nessa região devem sair o quanto antes", afirmou. A cidade de Yogyakarta, a maior da região, fica a cerca de 26 km do vulcão.

O aumento nos últimos dias da pressão no interior do vulcão, considerado o mais volátil da Indonésia, fez autoridades alertarem para a possibilidade de ocorrer uma das mais fortes erupções dos últimos anos --o que ainda não foi confirmado.

"Esperamos que entre em erupção lentamente", disse Surono. "Do contrário, estamos diante de uma grande erupção, maior do que temos visto em anos."

Nesta terça-feira pela manhã, segundo relatos, várias rochas já haviam se desprendido do topo do vulcão, e a fumaça expelida chegava a cerca de 50 metros de altura.

O número de afetados pode chegar, no entanto, a 40 mil pessoas. As autoridades prepararam abrigos a cerca de 10 km do vulcão.

ATIVIDADE

Segundo autoridades, o vulcão havia liberado nos últimos dias duas vezes mais energia do que em erupções recentes. Entre sexta-feira e sábado, os tremores vulcânicos no Merapi aumentaram de 321 a 525, enquanto o número de erupções de lava passou de 93 a 183.

O vulcão entrou em erupção pela última vez em 2006. À época, provocou uma nuvem de cinza incandescente e gás que causou duas mortes.

O chefe de Centro de Vulcanologia alertou que as observações indicam que a erupção do Merapi pode ser semelhante à que ocorreu em 1930, quando 13 aldeias foram destruídas e 1.400 pessoas morreram. Em 1994, 70 pessoas morreram em uma erupção do Monte Merapi.

A Indonésia está sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e tem cerca de 400 vulcões, dos quais 129 estão ativos.

TSUNAMI

Nas ilhas Mentawai, atingidas pelo tsunami, autoridades ainda buscam pelos quase 400 desaparecidos. O balanço de 40 mortos foi confirmado à agência Antara por um porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, que acrescentou ainda que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas.

Entenda como ocorre o fênomeno

De acordo com as autoridades locais, a maioria das vítimas são crianças e mulheres. O local atingido pelo tremor é um destino muito procurado por surfistas do mundo inteiro.

As ilhas Mentawai estão situadas a 78 quilômetros a oeste de Pagai do Sul.

As ondas destruíram a maioria das edificações no vilarejo costeiro de Betu Monga, disse Hardimansyah (que só tem um nome), um alto funcionário da regional do Departamento de Pesca.

AP
Moradores fogem após tsunami atingir região das Ilhas Mentawai, na Indonésia; ao menos 40 já morreram
Moradores fogem após tsunami atingir região das Ilhas Mentawai, na Indonésia; ao menos 40 já morreram

"Dos 200 moradores do vilarejo, somente 40 foram encontrados. Ainda há 160 desaparecidos, na maioria mulheres e crianças", disse ele à agência de notícias Reuters, por telefone.

Relatos de surfistas via Facebook indicam que o Macaronis resort, na ilha de North Pagai, foi "totalmente devastado", diz a Reuters.

No site, usuários afirmaram ter visto um tsunami com ondas de até 3 metros de altura que "tirou do mapa" o local.

Hendri Dori Satoko, chefe do governo local, disse à Metro TV que cerca de 380 pessoas se refugiaram em locais mais altos, fugindo dos efeitos do tsunami.

Policiais locais afirmaram à Reuters que as cidades se preparam para construir abrigos e armazenar mantimentos, já que as chuvas e fortes ventos ameaçam a região.

Na ilha de South Pagai, as ondas chegaram até 600 metros dentro das vilas, enquanto em North Pagai o tsunami gerou ondas que passaram do teto das casas, disse Satoko.

Em dezembro de 2004 um tsunami causado por um tremor de magnitude 8 atingiu a ilha de Sumatra, matando mais de 220 mil pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página