Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2010 - 13h06

Medvedev tem pela primeira vez popularidade igual à de Putin, diz pesquisa

Publicidade

DA REUTERS

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, empatou com o seu mentor político e antecessor, o premiê Vladimir Putin, em popularidade pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em 2008, revelou uma pesquisa de opinião divulgada nesta sexta-feira pelo jornal russo "Vedomosti".

Das 1.600 pessoas entrevistadas pelo instituto considerado independente Levada Center, 76% aprovam Medvedev e 77% aprovam Putin. Como a margem de erro é de 3,4 pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

No mês passado, o presidente tinha 73% de aprovação. A nova pesquisa foi realizada nos dias 22 a 25 deste mês.

Umit Bektas - 12.mai.2010/Reuters
Dmitri Medvedev em visita à Turquia neste ano; presidente da Rússia tem 76% de aprovação, segundo pesquisa
Dmitri Medvedev em visita à Turquia neste ano; presidente da Rússia tem 76% de aprovação, segundo pesquisa

Putin foi presidente da Rússia por dois mandatos, de 2000 a 2008, e patrocinou a candidatura de Medvedev ao Kremlin há dois anos. Considerado o político mais poderoso do país, o hoje premiê não revela se concorrerá de novo à Presidência em 2012.

Analistas temem que uma disputa entre os dois pela candidatura presidencial daqui a dois anos comprometa a estabilidade do país.

Perguntados sobre quem preferem como candidato no próximo pleito, 24% dos entrevistados apontaram Putin, enquanto 21% disseram preferir Medvedev.

Para o vice-diretor do instituto de pesquisa, Alexei Grazhdankin, o aumento da popularidade do atual presidente se deve à demissão, no mês passado, do prefeito de Moscou, Yuri Luzhkov.

E, segundo Grazhdankin, a subida só não foi maior porque Medvedev demorou muito a fazer a troca e a escolher o sucessor de Luzhkov.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página