Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2010 - 16h03

Partido Republicano tira democratas do poder em pelo menos dez Estados

Publicidade

DA EFE

O Partido Republicano tirou dos democratas pelo menos dez cargos de governadores após as eleições de terça-feira, e entre suas vitórias está a eleição da primeira governadora hispânica do país, no Novo México. Dos 50 Estados americanos, dez estavam em jogo.

Leia a cobertura completa das eleições nos EUA
Entenda o que está em jogo nestas eleições
Democratas tentam conter avanço republicano
Veja quais as disputas mais acirradas
Republicanos terão muito trabalho para montar uma frente unida nos EUA; ouça
Baixa popularidade de Obama vai influenciar eleições nos EUA; ouça correspondente
Veja imagens das eleições

Os últimos resultados confirmam que os candidatos republicanos ganharam os governos em Ohio, Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Tennessee, Iowa, Kansas, Oklahoma, Novo México e Wyoming, que pertenciam aos democratas,

Ohio, Pensilvânia e Michigan são Estados cruciais para as eleições presidenciais de 2012.

William Faulkner/AP
A republicana Susana Martinez é a primeira mulher hispânica eleita governadora nos EUA
A republicana Susana Martinez é a primeira mulher hispânica eleita governadora nos EUA

A republicana Susana Martínez, oriunda do Texas, venceu no Novo México a democrata Diane Denish e será a primeira mulher de origem latina a governar um dos 50 estados do país.

Em Nevada, o republicano Brian Sandoval, da Califórnia, derrotou o democrata Rory Reid --filho do chefe da maioria democrata no Senado, Harry Reid-- e a partir de janeiro será o primeiro governador de ascendência hispânica nesse Estado.

Na Flórida, o republicano Rick Scott venceu a democrata Alex Sink, e em Michigan o empresário republicano Rick Snyder, que venceu o democrata Virg Bernero, sucederá no governo a democrata Jennifer Granholm, que não poderia se reeleger.

Já em Vermont, o democrata Peter Shumlin venceu o republicano Brian Dubie, e na Califórnia o ex-governador Jerry Brown derrotou a ex-chefe-executiva do eBay Meg Whitman, que gastou mais de US$ 140 milhões de seus próprios fundos nesta campanha.

Brown sucederá Arnold Schwarzenegger, quem também não podia concorrer à reeleição.

O representante democrata Neil Abercrombie do Havaí venceu o republicano James Aiona, e os democratas conservaram seus governos em Nova York --onde Andrew Cuomo, membro de uma proeminente família democrata venceu-- Massachusetts, Maryland, New Hampshire, Arkansas e Colorado.

Ainda não se sabe o resultado das eleições para governadores em Illinois, Maine e Oregon --que têm governadores democratas-- e em Connecticut e Minnesota, governados por republicanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página