Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 20h45

Duas companhias suspendem voos com Airbus A380 após incidente em Cingapura

Publicidade

DE SÃO PAULO
DA REUTERS, EM CINGAPURA

A australiana Qantas Airways e a Singapore Airlines suspenderam voos com seus superjumbos Airbus A380 nesta quinta-feira, depois que uma falha no motor levou a uma aterrissagem não programada de um avião desse modelo em Cingapura.

Uma das quatro turbinas do Airbus A380 apresentou falhas alguns minutos depois de decolar de Cingapura com destino a Sydney (Austrália).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Veja Vídeo do Airbus A380 da Qantas
Passageiros relatam explosão e chamas em asa

A TV indonésia mostrou imagens de pedaços de peças em uma ilha próxima, que, segundo a emissora, pertenciam ao avião da Qantas Airways que fez o pouso forçado. A companhia aérea e autoridades australianas informaram que o incidente não causou feridos entre os 433 passageiros e 26 membros da tripulação que viajavam no voo QF34.

A Qantas e a Singapore Airlines decidiram manter no solo suas frotas de A380s, da Airbus, e a fabricante de motores britânica Rolls-Royce divulgou um comunicado pedindo para que todas as operadoras da aeronave façam uma revisão de segurança em seus motores Trent 900.

"Suspenderemos as decolagens de todos os aviões A380 até que estejamos absolutamente confiantes de que temos informações suficientes sobre o (voo) QF32", disse o chefe-executivo da Qantas, Alan Joyce, a jornalistas em Sydney. A Qantas opera seis A380 e três deles tinham voos previstos para hoje --um partindo de Sydney e dois de Los Angeles--, que foram cancelados.

"Essa foi uma falha significativa no motor. Não estamos subestimando a importância dessa questão. Pousar a frota de A380 é uma questão importante para nós", acrescentou.

Já a Singapore Airlines disse que vai adiar todos os seus voos com o A380 enquanto revisões preventivas são realizadas.

A companhia aérea alemã Lufthansa disse que realizaria essas revisões sem interromper os voos. A Emirates informou que não estava considerando suspender os voos pois seus motores são de outro fornecedor, e a Air France disse que continuaria a usar a aeronave normalmente.

Editoria de Arte/Folhapress

MAIS GRAVE INCIDENTE

Até hoje, não havia registro de nenhum incidente significativo envolvendo o Airbus A380 desde o seu lançamento, em 2005, em meio a grande celebração sobre aquele que é considerado o maior, menos poluente e mais silencioso avião do mundo. O avião que sofreu o incidente foi construído há dois anos.

Vivek Prakash/Reuters
Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos
Airbus A380 da empresa australiana Qantas em Cingapura, após sofrer mais grave acidente em 3 anos de voos

Há atualmente 37 aviões do tipo voando no mundo, e mais de 200 encomendados à empresa franco-alemã --que tem enfrentado atrasos nas entregas.

A aeronave custa US$ 17 bilhões para ser desenvolvida, e tem enfrentado vários atrasos na produção.

No começo deste ano, um A380 da Qantas havia estourado dois pneus ao aterrissar em Sydney. E em setembro do ano passado uma aeronave teve de dar meia-volta após decolar de Paris. Mas nenhum dos incidentes teve a gravidade do ocorrido nesta quinta-feira.

A Qantas nunca teve um acidente fatal. Em 2008, uma explosão abriu um buraco em um 747-400 da empresa australiana, mas a aeronave conseguiu pousar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página