Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 17h37

Turquia vai sediar reunião sobre programa nuclear iraniano

Publicidade

DA EFE, EM ISTAMBUL

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia confirmou neste domingo que o país sediará uma reunião entre o Irã e o grupo 5+1 (formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e pela Alemanha), para discutir o polêmico programa nuclear iraniano.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A imprensa turca citou fontes diplomáticas que afirmam que o Irã notificou no sábado a Turquia sobre sua decisão de retomar as negociações e que o governo turco deu sinal verde para que a reunião aconteça no país.

A confirmação turca se produz depois que o ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, anunciou neste domingo que o Irã e o grupo 5+1 retomarão o diálogo nuclear.

No entanto, o lugar e a data das negociações ainda não foram divulgados.

A princípio estava previsto que o diálogo, estagnado há mais de um ano, fosse retomado este mês em Viena, cidade na qual se encontra a sede da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), mas finalmente decidiu-se que seria na Turquia, país que reforçou suas relações com o Irã nos últimos anos.

Grande parte da comunidade internacional, principalmente Estados Unidos e Israel, acusa o Irã de ocultar, sob seu programa nuclear civil, outro de natureza clandestina e aplicações bélicas, cujo objetivo seria a aquisição de um arsenal atômico, alegação que Teerã rejeita.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página