Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2010 - 17h59

Chávez vai Cuba celebrar 10 anos de 'convênio integral de cooperação'

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM CARACAS

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, viajou para Havana, onde comemorará com o colega, Raúl Castro, "o décimo aniversário do convênio de cooperação" com Cuba, disse neste domingo, falando da ilha, o próprio chefe de Estado, em ligação telefônica com a emissora estatal venezuelana "VTV".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Eu vim a Havana, nós temos uma reunião amanhã para comemorar o décimo aniversário do convênio integral de cooperação, que assinamos em 30 de outubro de 2000", afirmou Chávez.

Ele disse, ainda, que já conversou "um momento" com o líder cubano Fidel Castro, a quem considera seu pai ideológico, e que depois se reunirá com o presidente Raúl Castro.

Graças ao amplo acordo de cooperação existente entre os dois países desde o ano 2000, a Venezuela envia diariamente a Cuba mais de 100 mil barris de petróleo, segundo números da estatal venezuelana PDVSA.

Paralelamente, 40 mil cubanos trabalham na Venezuela em diferentes campos. Destes, 30 mil são profissionais de saúde, integrados ao programa social Barrio Adentro, que presta cuidados sanitários aos venezuelanos de menos recursos.

Cuba e Venezuela também têm vários projetos conjuntos nos setores cultural, pecuarista, agrícola e pesqueiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página