Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2010 - 17h58

Cartel mexicano promete "desaparecer" se governo proteger cidadãos

Publicidade

DA ANSA, EM CIDADE DO MÉXICO

O cartel La Familia Michoacana anunciou nesta quarta-feira que poderia deixar as atividades criminosas para deixar de ser "desculpa para que as autoridades continuem lacerando e humilhando os direitos humanos de nossos irmãos".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

O anúncio foi feito por meio de cartazes deixados em pontos públicos da cidade de Zitácuatro, que é controlada pela organização criminosa. Os cartazes também foram enviados a veículos da imprensa mexicana.

No texto, o grupo disse que poderia "desaparecer" se o governo de Felipe Calderón se comprometer a "garantir a paz" em Michoacán, sul da nação.

A mensagem enfatizou que o cartel já "reintegrou" suas "atividades produtivas", mas condicionou a mobilização ao fato de os governos federal e local e as polícias "se comprometam a tomar o controle de Michoacán com força e decisão".

Criado em 2005, o cartel disse ainda que seu objetivo inicial era "lutar contra a ineficácia das autoridades mexicanas para erradicar de Michoacán os ladrões, estupradores, narcotraficantes e sequestradores".

Ao mesmo tempo, pediu à sociedade que se pronuncie, ainda por meio da imprensa, sobre a nova decisão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página