Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2010 - 09h51

Aliança política iraquiana recebe garantias de que participará de governo

Publicidade

DA EFE, EM BAGDÁ

a aliança política Al Iraqiya obteve "garantias internacionais" em troca da participação no próximo governo do Iraque, cuja formação foi encarregada ao primeiro-ministro interino, Nouri al-Maliki, assegurou neste sábado um dirigente da coalizão.

"Al Iraqiya obteve garantias internacionais, especialmente dos Estados Unidos, em troca da participação no Executivo, e isso se deve à falta de confiança em algumas forças políticas", ressaltou Mohammed Salman em declarações publicadas neste sábado pelo jornal local "Al Zaman".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Apesar de o Al Iraqiya ter conseguido o maior número de deputados nas eleições ocorridas em março, 91 de um total de 325, foram insuficientes para governar sozinho.

O partido é liderada pelo ex-primeiro-ministro Ayad Allawi, a quem os EUA passou o poder do Iraque em 2004, depois de mais de um ano de administração americana após a invasão militar.

Salman insistiu que o partido teve garantias de que um novo órgão, que será presidido por Allawi, participará "das decisões políticas".

Entre as garantias estão assumir a Presidência do Parlamento e o Ministério de Assuntos Exteriores, além de um dos ministérios de segurança. No entanto, ainda não houve um acordo sobre outros três ministérios importantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página