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17/11/2010 - 08h23

Parque nacional no Quênia foi cenário de pedido de casamento do príncipe William

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DA EFE, EM LONDRES

O príncipe William escolheu as belezas naturais dos lagos do Parque Nacional do Monte Quênia como cenário para pedir a mão da namorada, Kate Middleton, em casamento, indica o jornal britânico "The Times".

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Segundo na linha de sucessão ao trono britânico, William levou consigo durante dias o anel de noivado que fora de sua mãe, a princesa Diana, até encontrar o momento adequado para propôr o casamento à namorada.

Ele alugou um helicóptero para viajar aos lagos Rutundu e Alice, rodeados de montanhas e picos nevados.

Os dois, ambos de 28 anos de idade, se conheceram quando estudavam na Universidade de St.Andrews, na Escócia.

O pedido de casamento foi feito depois de oito anos de namoro.

COMÉRCIO

O anúncio do noivado do príncipe William, nesta terça-feira, deixou muita gente contente, além de gerar a expectativa de um estímulo ao comércio e ao turismo no Reino Unido.

O primeiro-ministro David Cameron disse que o anúncio de que William, de 28 anos, se casará em 2011 com Kate Middleton é "uma boa notícia autêntica, que todo mundo pode celebrar".

Em geral, a reação dos britânicos foi sorrir ao receber a notícia envolvendo o príncipe, segundo na linha de sucessão. "Isso vai animar as pessoas conforme entrarmos nos meses de escuridão", disse o romancista Christopher Fowler, de 57 anos.

Suzanne Plunkett/Reuters
Kate Middleton posa para foto ao lado do noivo, o príncipe William, e exibe o anel que foi de Diana
Kate Middleton posa para foto ao lado do noivo, o príncipe William, e exibe o anel que foi de Diana

O casamento deve ocorrer na primavera ou no verão britânico. O evento será um teste para o grau de afeto dos britânicos por sua monarquia, que recuperou sua dignidade após os escândalos e tragédias que culminaram com a morte da princesa Diana, mãe de William, em 1997.

Empresas como a rede de supermercados Tesco, a distribuidora de suvenirs Glorious Britain e a fábrica de cerâmicas Portmeirion Group esperam que o casamento real estimule as vendas e contrabalance parcialmente as medidas de austeridade anunciadas pelo governo.

ESTÍMULO

Trevor Datson, diretor de mídia da Tesco, disse que a rede "irá ajudar a nação a celebrar com uma ampla gama de presentes, lembranças e produtos para permitir que todos desfrutem do grande dia e das festas e eventos que ocorrerão em todo o país."

Pratos, chaveiros, canecas e colheres serão alguns dos itens a serem lançados para celebrar o noivado e o casamento.

Lefteris Pitarakis/AP
Homem distribui cópias de jornal noturno grátis; na primeira página, o noivado do príncipe William com Kate
Homem distribui cópias de jornal noturno grátis; na primeira página, o noivado do príncipe William com Kate

Para a Glorious Britain, cujo público habitual é composto de turistas estrangeiros, o evento é uma chance de buscar o mercado doméstico. "Eventos reais, casamentos --eventos como estes têm apelo para o público doméstico e também para os visitantes", disse a porta-voz Karen Sharpes.

Em 1981, centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de Londres para ver a suntuosa comitiva do casamento de Diana com o príncipe Charles. Centenas de milhões assistiram à cerimônia pela TV no mundo todo.

As autoridades britânicas de turismo esperam que o casamento de William e Kate repita esse fenômeno e atraia visitantes.

Cerca de 30 milhões de estrangeiros visitaram o Reino Unido no ano passado, deixando mais de US$ 25 bilhões. Quase US$ 800 milhões desse total tiveram relação com ativistas turísticas ligadas à monarquia --como visitas a palácios.

 

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