Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2010 - 12h40

Saiba mais sobre Madagáscar

Publicidade

DE SÃO PAULO

A ilha de Madagáscar, no oceano Índico, é cenário, desde janeiro de 2009 de uma crise política que já derrubou um presidente e pode resultar em um golpe militar de um grupo rebelde do Exército.

O país, que contou com grande migração de indonésios, foi visitado por um europeu pela primeira vez em 1500, quando o navegador português Diogo Dias chegou à ilha. A partir de então, o comércio de escravos e armas permitiu aos reinados malgaxes desenvolver a economia do país até o início do século 17.

Arte/Folha Online
Mapa de Madagáscar

No século 18, o reinado Merina tornou-se dominante e, com a ajuda do império britânico, controlou boa parte de Madagáscar. Em 1868, Merina assinou um tratado no qual concedeu acesso dos franceses ao nordeste da costa, para facilitar o comércio. Poucos anos depois, em 1895, as tropas francesas tomaram o controle da ilha.

Madagáscar reganhou a independência somente em 1960. O fim do controle francês, contudo, foi substituído por um governo unipartidário, encerrado apenas em 1992, nas eleições livres para presidente e para a Assembleia Nacional.

Em 1997, na segunda disputa eleitoral pela Presidência malgaxe, o líder do país durante as décadas de 70 e 80, Didier Ratsiraka, voltou ao poder. Na corrida seguinte, ele perdeu a reeleição para Marc Ravalomanana em uma disputa tão acirrada que quase causou a secessão do país.

Um ano depois, em abril de 2002, a Suprema Corte Constitucional anunciou a vitória de Ravalomanana, que não conseguiu reerguer a enfraquecida economia do país e foi duramente criticado pela oposição.

A ilha de Madagáscar é a quarta maior do mundo --com 587.041 km²-- e fica na costa sudeste da África, separada do continente pelo Canal de Moçambique. A população, de pouco menos de 20 milhões de habitantes, segundo estimativas de 2007, é formada por cerca de 20 grupos étnicos.

Saiba mais sobre Madagáscar

Nome: República democrática de Madagáscar

Localização: África oriental (oceano Índico)

Nacionalidade: malgaxe

Capital: Antananarivo

Divisão: 28 regiões

Línguas: malgaxe, francês, hova, dialetos regionais

Religião: animista, católica, protestante, minoria islâmica

Moeda: franco malgaxe

Natureza do Estado: república presidencialista

Área: 587.041 km²

População: 21.281.844 (estimativa de julho 2010)

PIB: US$ 8,5 bilhões (estimativas de 2009)

Renda per capita: US$ 1.000 (estimativas de 2009)

Fonte: CIA World Factbook e Enciclopédia Britannica

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página