Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2010 - 06h09

Paris confirma libertação de dois franceses sequestrados na Nigéria

Publicidade

DA EFE, EM PARIS

A ministra das Relações Exteriores francesa, Michèle Alliot-Marie, anunciou nesta quinta-feira a libertação de dois cidadãos do país sequestrados na Nigéria junto com outras cinco pessoas no último dia 8.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Os franceses foram sequestrados em uma plataforma petrolífera junto com dois americanos, um canadense e dois indonésios, todos eles empregados de uma empresa denominada Afren.

O rapto foi reivindicado quatro dias depois pelo Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (Mend), principal grupo armado da região e que desde 2006 luta por uma melhor distribuição das receitas advindas do petróleo.

A libertação dos franceses acontece uma semana depois da de outros três cidadãos do país que também haviam sido sequestrados em um campo petrolífero da Nigéria, mas no dia 22 de setembro.

Michèle lembrou, no entanto, que ainda há oito cidadãos franceses raptados em diferentes lugares do mundo.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, mostrou na última terça-feira particular preocupação com os cinco trabalhadores do grupo nuclear francês Areva sequestrados no Níger em 16 de setembro e que estão nas mãos da Al Qaeda no Magreb Islâmico.

Dois jornalistas da cadeia pública "France 3" são reféns no Afeganistão desde 30 de dezembro do ano passado, enquanto um agente dos serviços secretos franceses está sequestrado na Somália desde 14 de julho de 2009.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página