Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2010 - 02h49

Zapatero mantém prudência sobre o acontecido em El Aaiun

Publicidade

DA EFE

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse que a Espanha mantém uma postura de "prudência" sobre os recentes distúrbios em El Aaiun, em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "El País".

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Zapatero fundamenta a postura oficial pelos interesses espanhóis na região e a sua relação com o Marrocos, país ao qual considera um colaborador "ativo e sério" com a Espanha, além do problema do Saara.

O chefe do Executivo diz que a relação com o país vizinho passa pela confiança, o que transforma a Espanha em um ator relevante na região e que pode chegar a influir na política de Rabat.

Além disso, assegura que seu Governo trabalha com o do Marrocos para esclarecer o sucedido no acampamento de protesto levantado em Gdeim Izik, perto de El Aaiun, desmantelado por agentes marroquinos em 8 de novembro e onde tinham se reunido cerca de 20 mil saarauís para reivindicar melhoras sociais e econômicas.

Zapatero na entrevista lamenta e qualifica de "duros fatos" os eventos no acampamento que acabaram em confrontos entre marroquinos e saarauís e que deixaram vários mortos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página